quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Momento Relaxante em Sala de Aula

 


Momento relaxante em sala de aula

         Que tal iniciar o ano letivo criando uma rotina saudável com seus educandos em sala de aula? Sim, é possível utilizar uma prática simples que pode fazer toda a diferença na vida dos educandos e dos educadores. Quer experimentar?

Mesmo que você não seja praticante de meditação, pode utilizar algumas técnicas para trazer a calma no dia a dia da sala de aula. O cérebro consegue aprender quando desacelera. E hoje em dia existem muitas tensões e desatenções em sala de aula dificultando o aprendizado.

Pratique junto dos seus educandos e você educador também sentirá os efeitos positivos da sequência abaixo:

- Todos sentados, na sua cadeira em sala de aula, pés firmes no chão.

- Girar os ombros para trás e para frente, umas 3 ou 4 vezes de cada cada.

- Peça para imaginar que um fio puxa a cabeça, deixando o queixo paralelo ao chão (cabeça voltada para frente).

- As mãos podem ficar na barriga (para sentir o movimento), ou em mudras ou com as palmas das mãos voltadas para cima em encostadas nas pernas ou mesa.

- Agora o principal é cuidar a respiração, o segredo para trazer calma ao coração e oxigenar o cérebro: inspirar pelo nariz e expirar pela boca bem devagar (assim tira as possíveis tensões do momento). Repita algumas vezes.

- Convide a fechar os olhos (não é obrigatório).

- Pode ser em silêncio, com uma música calmante ou meditação guiada.

Fazendo todos os dias ao iniciar a aula ou após o recreio pode fazer uma grande diferença. As crianças vão criando o hábito de se acalmar e relaxar. Pois o cérebro se acostuma com essa ação e o corpo guarda essa memória. Nos momentos que necessitar mais rápido vai conseguir voltar a calma.

Para ajudar no lembrete de voltar a calma em sala de aula, pode criar um cartaz com frases e/ou imagens relaxantes que fiquem bem a vista das crianças. É um reforço para trazer a memória formas de relaxar e se acalmar.

Experimente e sinta os benefícios. Bom retorno as aulas!

Quer saber mais acesse o blog: www.meditandocomagurizada.blogspot.com ou entre em contato direto comigo por e-mail andrelis.2@gmail.com ou whatsapp (55) 99632.1828.

No link tem informações sobre as oficinas que ofereço e posso realizar na sua escola ou instituição:

Oficinas Lúdicas e Terapêuticas


Andrea Leandro

Meditando com a Gurizada


Nenhum comentário:

Postar um comentário