quarta-feira, 11 de abril de 2018

Guardiões da paz

   


Guardiões da paz

Já estou na terceira edição do projeto Meditando com a Gurizada. Sempre com o desafio de ajudar as crianças de forma lúdica a relaxar e se encontrarem. Nessa senda me reinventei várias vezes. Inventei várias brincadeiras e brinquedos. E agora buscando uma forma de engajamento das crianças foi criada a dinâmica: Guardiões da Paz.

Será como uma jornada. Cada encontro com as crianças um avanço. A caminhada do auto respeito e respeitar o outro para melhor lidar com os conflitos. Até um crachá identificando como Guardiões da Paz receberam. Com um objetivo em forma de brincadeira, um lembrete quando sucumbem em momentos difíceis. Como quando um colega xinga ou puxa briga. As reações podem variar entre tristeza, chateação, magoa e raiva. E revidar de forma tão desagradável quanto a situação vivida.

Como Guardiões da Paz a ideia e começarem a reagir diferente. Na nossa aula trabalhamos respirar devagar, relaxar a mão e fazer pequeno afastamento. Quanto mais treinarem mais fácil será ter uma reação pacifica num momento de crise/conflito.

Assim nós adultos também podemos ser guardiões da paz. Respirando devagar perante uma situação difícil. A mente relaxa. Dando tempo para pensar numa maneira melhor de lidar com o que está acontecendo. Assim como as crianças precisamos praticar e lembrar que: TREINO TRAZ TRAQUEJO. Frase que repito para as crianças usando um T grande.

Um bom momento de treinar ser um guardião da paz é no trânsito. Será que consegue? Não xingar ou brigar com o motorista do outro carro que está causando confusão. É preciso se colocar no lugar da pessoa: ela pode estar com dificuldade ou agir de forma irresponsável. Não vai ajudar você ficar xingando. Respira fundo e segue o seu caminho com cuidado. Ficará menos estressado e o trânsito menos carregado quando mais motoristas tiverem esse cuidado. Vamos ser guardiões da paz!!!

Andrea dos Santos Leandro
Professora do Meditando com a Gurizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário