segunda-feira, 27 de junho de 2022

Temperamentos e o brincar


Temperamentos e o brincar

 

Os temperamentos podem ser uma bússola para compreender a nós mesmos e as nossas crianças. Perceber que cada um tem um jeito especial de ser. Suas ações podem refletir meramente seu temperamento e não uma ação pessoal contra essa ou aquela pessoa. Aprendendo a identificar e a lidar com suas emoções, os relacionamentos podem ser mais saudáveis.

Todos temos um ou dois temperamentos dominantes. Isto não quer dizer que não apresentemos hora ou outra comportamentos dos outros temperamentos. Ninguém é100% um temperamento.

Com a prática e o amadurecimento aprendermos a autorregular nossas emoções e a lidar melhor com as situações do dia a dia.

Observe evitando julgamentos o seu comportamento e das pessoas que convivem com você. Caso queira, peça pelo e-mail andrelis.2@gmail.com um teste de temperamento para ver com qual você mais se identifica. Com esse autoconhecimento pode aprender a lidar melhor com os desafios do cotidiano e principalmente com as suas crianças.

 


Fiz uma livre associação com as personagens do filme Divertidamente. Onde temos dois temperamentos extrovertidos – colérico e sanguíneo e temperamentos introvertidos – melancólico e fleumático.

 Colérico (Personagem Raiva): Tem o dom da liderança só precisa cuidar para não virar mandão. É movido a desafios. Precisa desenvolver a paciência.

Sanguíneo (Personagem Alegria): O popular, influente, comunicador, o famoso arroz de festa. Precisa desenvolver a estabilidade.

Melancólico (Personagem Tristeza): Profunda, reflexiva, perfeccionista. Precisa desenvolver a decisão.

Fleumático (Personagem Medo): Prudente, cuidadoso muitas vezes ao extremo, muito passivo e um bom planejador. Precisa desenvolver a vontade.


Com as crianças podemos ajudá-las a lidar com seu temperamento observando que brincadeiras e ações a ajudem a entrar em calma e diversão.

As crianças mais ativas e extrovertidas precisam gastar o excesso de energia com brincadeira de ação como jogar bola, correr, nadar, dançar, etc. Para relaxar usar cores claras.

Já as crianças mais quietas e introvertidas precisam colocar para fora todo um mundo fantasioso que existe dentro da sua cabeça. A arte é o melhor caminho: música, seja cantar ou tocar um instrumento. Jogos como quebra-cabeça, caça palavras, tangram, etc. Utilizar cores quentes quando precisam de energia.

Para saber mais sobre temperamentos leia o artigo que escrevi para o site do Personare

Aqui outro artigo no Personare que falo em saúde mental falando sobre temperamentos e a série Stranger Things: 

https://www.personare.com.br/conteudo/stranger-things-e-saude-mental-m110045?ref=andrealeandro

Andrea Leandro


Nenhum comentário:

Postar um comentário