terça-feira, 28 de junho de 2022

Paz

 
PAZ

PAZ (Potencializar Amizades Zelosas): que tal criar com os amigos um jogo de ajudar um ao outro a volta a paz. A própria palavra PAZ ser usada como um acrônimo de várias formas. Como um alerta, um gatilho acionado para voltar a calma. Quando o amigo não está bem, diga com firmeza: PAZ (Pare Agora Zelozamente).

Zelo é um momento para o autocuidado. Então, está na hora de usar as ferramentas para voltar a calma e daí sim poder se divertir novamente com os amigos. Essa ação pode se tornar bem lúdica se a gurizada entre eles encontrar formas de voltar para a sua calma. Cada um trazer a sua sugestão e fazerem sua própria lista ou lista da turma. Abaixo sugestões:

·      Respirar devagar para se acalmar

·      Contar devagar de 01 a 10 ou de 10 a 01

·      Tomar água bem devagar

·    Fazer um afastamento para se recuperar e poder voltar e conversar com tranquilidade

·      Apertar uma bolinha macia

·      Olhar para o pote da calma

·  Fazer alguma atividade de arte: escrever, desenhar, pintar, cantar, dançar, etc

·  Fazer os exercícios que ativam o cérebro como BRAIN GYM (mais informações em www.braingymbrasil.com)

·    Ter sua própria lista do que faz voltar a calma e lucidez. Depois pode criar sua própria Caixa da Paz para buscar suas ferramentas de PAZ. 

 Também pode perguntar: o que te acalma?

Podem montar um cartarzinho para ficar à vista ou até uma plaquinha e deixar a mão. Brincando podem criar um hábito sério para desenvolver a autorregulação emocional junto com os amigos. A força da amizade é algo primoroso.

Eu sugiro montar uma mini plaquinha na frente a imagem com desenho, tem os que estão aqui de sugestão, ou a própria gurizada criar o deles e no verso colocar opções de calma, para sugerir para o amigo. Perguntando que tal? Daí liste as opções escolhidas pelo grupo.



Podem até cantar a música para embalar esse momento: Eu sou paz

Crie seus próprios acrônimos para PAZ:

PAZ Potencializar Amizades Zelosas

PAZ Pare Agora Zelozamente

PAZ - Pausa Amigável Zastras

Andrea Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário