domingo, 27 de agosto de 2023

Origem do Meditando com a Gurizada

 


Origem do Meditando com a Gurizada

 

A ideia do Meditando com a Gurizada surgiu em 2015, em conversas com a Coordenadora Pedagógica da escola que meus filhos estudavam na época. Com o incentivo dela e de amigos desenvolvi o projeto Meditando com a Gurizada para estimular nas crianças serenidade, compaixão, calma, foco etc.

Em 2016 começou como atividade extracurricular na Escola Medianeira em Santa Maria. Durante o ano também fazia oficinas com as crianças em algumas turmas sempre na ideia de trabalhar a educação emocional.

Criei também as Oficinas temáticas realizadas com turmas, geralmente do 1º ao 5º ano, onde durante 30 minutos, 15 minutos de brincadeiras (com brinquedos comprados e outros desenvolvidos por mim) e nos outros 15 minutos atividades meditativas. Desta forma, demonstrando para os educadores e educandos que é possível depois de um momento de muito agito as crianças conseguirem relaxar e se acalmar.

Para aprimorar meu trabalho, fiz e continuo fazendo várias capacitações. Cursos de Yoga para criança, Educação Emocional e me tornei também Facilitadora dos Movimentos do BRAIN GYM. Conteúdos que são transformadores e fazem diferença na minha vida e nas minhas aulas.

Nos encontros do Meditando com a Gurizada são desenvolvidas várias atividades de forma lúdica voltadas para a Educação Emocional:

- Meditação lúdica

- Ginástica Cerebral

- Yoga

- Brincadeiras

- Atividades educativas e lúdicas

Ao longo do ano fazemos várias atividades, que ajudam a criança ir aprimorando o seu potencial de concentração, calma e paz interior. É como um músculo mental a ser aprimorado a cada movimento feito. Como sempre digo as crianças TREINO TRAZ TRAQUEJO. Ao repedir algo saudável mostramos ao cérebro que existe formas saudáveis de lidar com as situações. Já que sabemos que todas as emoções são importantes e não podemos renegá-las e sim lidar de uma forma lúcida e saudável.

Para aprofundar e rememorar os aprendizados peço que tenham um caderno para colar algumas atividades e montamos a Caixa da Paz, para guardar objetos e brinquedos que tragam calma, conexão e relaxamento para as crianças.

Criei o blog Meditando com a Gurizada para disponibilizar algumas dinâmicas, exercícios e um pouco da história desse projeto que criei com muito carinho. Pensando inicialmente nos meus filhos e nas crianças da escola que eles estudavam. Desde sua criação já levei as atividades para projeto social, outras escolas e até em livros já existe seu registro. Foi criado com amor e assim é desenvolvido. Minha criança interior se alegra ao pensar em cada atividade e na alegria das crianças ao realizá-las.

Agradeço de coração a todos que ao longo do tempo colaboraram com o desenvolvimento e crescimento do Meditando com a Gurizada, principalmente as crianças que são a razão de sua existência.


Andrea Leandro

Meditando com a Gurizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário